Alimentos que auxiliam a combater a ansiedade

A ansiedade é uma emoção normal do ser humano, comum ao se enfrentar algum problema no trabalho, antes de uma prova ou diante de decisões difíceis do dia a dia. No entanto, a ansiedade excessiva pode se tornar uma doença, ou melhor, um distúrbio de ansiedade.

Pessoas que sofrem de distúrbios de ansiedade sentem uma preocupação e medo extremos em situações simples da rotina, além de alguns sintomas físicos, o que atrapalha suas atividades cotidianas, já que eles são difíceis de controlar.

A ansiedade é, basicamente, uma resposta do corpo vinda do sistema nervoso autônomo, que age independente do nosso pensamento racional, como um reflexo.

A ansiedade é algo muito próximo da preocupação. E preocupação nada mais é do que um aspecto do medo, um temor de que as coisas não saiam como nós gostaríamos. Todos esses componentes são necessários para a nossa evolução e sobrevivência; o que não pode ocorrer é um exagero de qualquer um deles.

A ansiedade aflige cada vez mais brasileiros. Ainda bem que, pelo visto, é possível combatê-la à mesa. Confira os alimentos que podem tranquilizar a mente:

Ovo, fígado, castanhas de caju e ostras:

Alimentos com alta concentração de zinco são indispensáveis. É que a deficiência do mineral vem sendo relacionada em pesquisas com pacientes que sofrem de depressão e ansiedade.

 

Espinafre e Acelga:

Ricos em magnésio, os alimentos ajudam a forjar a sensação de tranquilidade. Estudo indica que camundongos que tiveram o magnésio suprimido da alimentação acabaram por demonstrar um comportamento ansioso.

 

Picles, chuchu, kefir e vegetais conservados em salmoura:

Alimentos ricos em probióticos foram associados à diminuição da ansiedade, relacionando bactérias benéficas, saúde do intestino e diminuição da ansiedade social.

Aspargos:

Após o governo chinês aprovar o uso do extrato de aspargo na indústria alimentícia, estudantes da Academia Chinesa de Ciências Médicas comprovaram as propriedades antiansiedade do vegetal, graças à presença do ácido fólico.

 

Frutas vermelhas:

Alimentos antioxidantes, que protegem as células sadias do organismo, como frutas vermelhas, e especiarias, como açafrão e gengibre, possuem alto nível de propriedades antiansiedade, reduzindo o cortisol.

PRECISA DE SUPORTE?
Encontre-nos
(73) 3214-3800 - Agendamento

Siga-Nos

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • Twitter ícone social
(73) 3214-3802/3803 - Recepção
(73) 3214-3820 - Cobrança
MAPA DO SITE
IDSS
Sobre
Planos
Guia Médico

Rua Santa Cruz, S/N, - Fátima (Hospital Manoel Novaes) | Itabuna – Bahia – CEP: 45.603-305