Alimentos que auxiliam a combater a ansiedade

A ansiedade é uma emoção normal do ser humano, comum ao se enfrentar algum problema no trabalho, antes de uma prova ou diante de decisões difíceis do dia a dia. No entanto, a ansiedade excessiva pode se tornar uma doença, ou melhor, um distúrbio de ansiedade.
Pessoas que sofrem de distúrbios de ansiedade sentem uma preocupação e medo extremos em situações simples da rotina, além de alguns sintomas físicos, o que atrapalha suas atividades cotidianas, já que eles são difíceis de controlar.
A ansiedade é, basicamente, uma resposta do corpo vinda do sistema nervoso autônomo, que age independente do nosso pensamento racional, como um reflexo.
A ansiedade é algo muito próximo da preocupação. E preocupação nada mais é do que um aspecto do medo, um temor de que as coisas não saiam como nós gostaríamos. Todos esses componentes são necessários para a nossa evolução e sobrevivência; o que não pode ocorrer é um exagero de qualquer um deles.
A ansiedade aflige cada vez mais brasileiros. Ainda bem que, pelo visto, é possível combatê-la à mesa. Confira os alimentos que podem tranquilizar a mente:
Ovo, fígado, castanhas de caju e ostras:
Alimentos com alta concentração de zinco são indispensáveis. É que a deficiência do mineral vem sendo relacionada em pesquisas com pacientes que sofrem de depressão e ansiedade.
Espinafre e Acelga:
Ricos em magnésio, os alimentos ajudam a forjar a sensação de tranquilidade. Estudo indica que camundongos que tiveram o magnésio suprimido da alimentação acabaram por demonstrar um comportamento ansioso.
Picles, chuchu, kefir e vegetais conservados em salmoura:
Alimentos ricos em probióticos foram associados à diminuição da ansiedade, relacionando bactérias benéficas, saúde do intestino e diminuição da ansiedade social.
Aspargos:
Após o governo chinês aprovar o uso do extrato de aspargo na indústria alimentícia, estudantes da Academia Chinesa de Ciências Médicas comprovaram as propriedades antiansiedade do vegetal, graças à presença do ácido fólico.
Frutas vermelhas:
Alimentos antioxidantes, que protegem as células sadias do organismo, como frutas vermelhas, e especiarias, como açafrão e gengibre, possuem alto nível de propriedades antiansiedade, reduzindo o cortisol.